| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

aprendendo a fazer saber
Desde: 12/11/2004      Publicadas: 8      Atualização: 19/11/2004

Capa |  Artigos  |  Crônicas  |  Horóscopo  |  Humor  |  Links  |  Notícias  |  Poesias  |  Projetos Educacionais


 Projetos Educacionais

  13/11/2004
  0 comentário(s)


Projeto

Pensando no meio ambiente Junto com minhas colegas da Escola Municipal Maria José Barroso, elaboramos o Projeto Com Meio Ambiente não se Brinca.

Escola Professora Maria José Barroso
Público alvo: Alunos da Educação Infantil
Direção : Professora Maria José da Rocha
Supervisora: Luciana Guimarães
Mês: Outubro
Duração: 9 dias


COM O MEIO AMBIENTE NÃO SE BRINCA

JUSTIFICATIVA

Sabemos que o brincar faz parte da vida cotidiana de nossas crianças mas tendo em vista o que acontece com nosso planeta como podemos brincar com um assunto tão sério “ Meio Ambiente”.
Trabalhar com as crianças as questões ambientais é muito importante. Muitas iniciativais governamentais e não-governamentais vem sendo desenvolvidas e nós a comunidade escolar não poderíamos ficar fora dessa empreitada, estar conscientizando nossas crianças tem caráter fundamental, pois como diz o PCN “o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis”.
O presente trabalho será dividido em dois momentos: o primeiro cada uma das séries ( creche IV, pré-I, pré-II e primeira n.1) se subdividiram para que em sala desenvolvam temas relacionados ao meio ambiente e o segundo momento será realizado em cinco etapas, teatro, plantação de sementes e mudas, aula-passeio, oficinas, e a culminância será uma grande festa onde a comunidade visitará uma exposição feita com trabalhos dos alunos e assistiram apresentações cujos temas estarão ligados a questão ambiental.
Outro enfoque, é mostrar aos alunos e responsáveis que não há somente uma forma de linguagem à ser utilizado na transmissão de conhecimentos, mas são vários os recursos dos quais faremos uso no decorrer do projeto. Acreditamos também que sala de aula é um espaço multifacetado, ou seja, um lugar de várias faces, podendo ser o pátio, o refeitório, a praia, o varandão, um parque enfim todo espaço que é aproveitado para transmissão de conhecimentos torna-se uma sala de aula portanto um local de aprendizagem, por assim pensar utilizaremos locais variados para o desenvolvimento de nossas atividades.
Em suma, o projeto “Com meio ambiente não se brinca”, busca tratar desse assunto tão sério utilizando recursos lúdicos, mas com a finalidade de passar para nossos alunos que a responsabilidade de preservação esta nas mãos de cada um de nós.

















OBJETIVO GERAL
 Envolver as crianças e a comunidade trazendo para ambas conhecimentos sobre a natureza e o quanto delas necessitamos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Reconhecer as partes das plantas;
 Valorizar o meio ambiente;
 Diferenciar plantas ornamentais e plantas comestíveis ;
 Estimular através da construção textual a leitura e a escrita.
 Analisar o tempo de germinação, fazendo assim a ponte com a matemática ( tempo e espaço);
 Estimular tendências artísticas;
 Construir uma jardineira com flores ornamentais para as salas.





Recursos

Livro de histórias
Isopor
Argila
Tinta guache
Folha de ofício
Papel pardo
Lápis de cor
Cartolina colorida
Palito de picolé
Cola
Canetinhas coloridas
Mudas de plantas
Sementes para plantio
Terra
Material de jardinagem














DESENVOLVIMENTO

1º MOMENTO
As atividades que serão desenvolvidas estarão em anexo , divididas por temas de acordo com a série.

Creche IV ----------- Plantas
Pré I -------------------- Água
Pré II ------------------- Reciclagem
1ª série n. 1 ---------- Animais



2º MOMENTO

5ºDIA
Teatro : “A rosa menina” – Coleção Nana Nenê
Obs: Ao final da peça os alunos irão para as salas onde será dirigida coletivamente uma reflexão sobre o tema apresentado e onde farão dobraduras diversas para levarem para casa.

6ºDIA
Mãos na terra
As crianças auxiliadas por suas professoras construirão jardineiras para enfeitarem suas salas, podendo ser utilizando sementes ou mudas .

7ºDIA
Aula-passeio
Local: Parque Municipal de Rio das Ostras
Atividades Previstas:
- Caminhada ecológica
- Visita ao viveiro de aves
- Visita a horta
- Brincadeiras no parquinho
- Piquenique

8ºDIA
Oficinas:
1 – História com desenho
2 – Artes – Maquete
3 – Jogos
4 – Brincadeiras no pátio
5 – Pintura com guache


9ºDIA
Culminância
Exposição de trabalhos e festa com apresentações.


AVALIAÇÃO

Serão utilizadas duas técnicas, uma se deve a observação feita aos alunos na realização dos atividades propostas. Será avaliado o interesse na lida com a jardineira que será construida, a atenção e o grau de concentração em determinadas atividades, se fazem relação entre a interdependência das formas de vida e o meio ambiente e por fim se eles perceberam a importância de preservação do meio ambiente.
A outra serão os trabalhos que farão parte da exposição, onde entrará o grafismo, aprimoramento em diversas formas de linguagem, expressão artística.







Capa |  Artigos  |  Crônicas  |  Horóscopo  |  Humor  |  Links  |  Notícias  |  Poesias  |  Projetos Educacionais
Busca em

  
8 Notícias